segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Separar é a solução?
Tendo como inspiração o movimento separatista da Catalunha vários movimentos separatistas estão surgindo ou ganhando força no Brasil, mas será que separar vai resolver todos os problemas dos estados que tem esses movimentos e consequentemente vai criar um país mais forte do que ficar no Brasil?
Na visão desses movimentos sim. O fato de separar, tomar suas próprias decisões, cuidar dos impostos que são gerados da maneira que eles entendem ser melhor para sua região e fazer negócios vantajosos com outros países entre eles o próprio Brasil será a solução para que possam ter um país desenvolvido e sem os problemas que esses estados enfrentam hoje.
Tudo bem que pagamos uma alta carga de impostos e que pouco ou quase nada desse dinheiro é revertido de volta a população de onde esse dinheiro sai, mas não seria mais fácil propor uma reforma tributária ou uma melhor redistribuição de renda tirando grande parte do que fica em Brasília e redistribuindo para os estados e municípios?
Não existem soluções mais práticas e aplicáveis do que tentar fazer o país engolir um plebiscito, ou então uma revolta armada para confirmar a criação de um novo país? Tudo bem eles estão coletando assinaturas para conseguir criar um projeto de lei para que a separação seja definitiva, legal e sem traumas para nenhum dos lados, mas será que esse tipo de lei teria apoio no Congresso?
Existe também a tentativa de criar um partido separatista para conseguir mudar o sistema por dentro e fazer uma lei que autorize os estados a separarem do Brasil, mas com o tanto de candidatos que esse partido teria que eleger para que essa lei fosse aprovada seriam necessárias várias eleições, considerando que esse partido faria uso do dinheiro público para tentar se separar do país.
Falar hoje de uma hipótese dessas é no mínimo uma piada de mal gosto, existe muita coisa que pode ser feita e mudada antes de ser tomada uma decisão drástica como separar do Brasil sendo que estados que tem esses movimentos não conseguiriam se manter sem ajuda. Se ao invés de gastar a energia para separar um estado do país gastassem essa mesma energia para aprovar leis que melhorariam a situação do país como um todo teríamos um país melhor sem a necessidade de separação de nenhum estado membro do Brasil.
Respondendo a pergunta do título hoje separar não é a solução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário