De acordo com o Ministério da Saúde vários médicos cubanos estão entrando na justiça para poderem permanecer no Brasil e receber o valor integral do seu salário. Mas porque será que eles não querem voltar para o maravilhoso país comunista? Será que foram contaminados pelo vírus do capitalismo?
Brincadeiras a parte essa situação coloca o Brasil em uma saia justa, pois o acordo firmado diz claramente que o vínculo desses médicos é com o governo cubano ou seja: a renovação de vínculo dos médicos ao programa, a permanência deles no Brasil e até mesmo o valor do salário recebido por eles é decidido pelo governo de Cuba e o descumprimento desse contrato pode gerar uma crise entre os dois países e gerar insegurança para os outros países que participam do programa.
Essa é uma decisão que não deveria caber a justiça, mas sim aos gênios que firmaram esses contratos achando que isso nunca aconteceria, que os médicos cubanos abririam mão da liberdade e da estrutura que acharam aqui no Brasil para voltar de boa vontade para seu país de origem.
Cuba realmente é um país incrível, que teria tudo para ser um país prospero se não fosse a forma de Governo que foi implantada na ilha que retira praticamente toda a liberdade das pessoas que lá vivem e concentra tudo em um estado bem mais inchado e intervencionista do que nos outros países. Se reclamamos do estado brasileiro que intervem em quase todos os assuntos que não lhe diz respeito em Cuba o governo intervem em todos.
Em meio a todos esses problemas ainda tem outro que pode ser o mais preocupante, caso os médicos cubanos voltem para seu país o Brasil tem médicos o suficiente dispostos a participar do programa e manter ele em pleno funcionamento? Porque apesar de todos os defeitos esse programa atende uma grande parcela da população e tem muita importância pra ela.
Mas pra que se preocupar com isso né? Enquanto a saúde brasileira que já não é das melhores enfrenta mais uma grande crise, boa parte da elite intelectual do país que defende o socialismo e não depende da saúde pública continuam passando suas férias nas praias cubanas e viva o socialismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário