terça-feira, 24 de outubro de 2017

O xadrez de Temer



A medida que a votação da segunda denuncia de temer se aproxima a oposição e a base já estão se movimentando para tentar salvar, condenar ou no mínimo deixar que temer sangre mais e no meio de toda essa movimentação existem peças que são muito importantes.
Uma das principais peças é o presidente da Câmara Rodrigo Maia que a muito tempo vem trocando farpas com o Governo, mas diz que está tudo bem na relação com o Planalto. Ele pode dar agilidade a sessão e terminar logo com isso da maneira que o Governo quer ou prolongar a sessão e expor ainda mais os Deputados favoráveis a Temer como a oposição quer.
Outra importante peça que vai ser decisiva na votação é a base governista que ninguém sabe qual o real tamanho dela e quantos estão dispostos a estar do lado do Governo nessa batalha e correr o risco de perder as eleições. PSDB está rachado e parece que tende mais pela saída de Temer do que o apoia e o Democratas está em uma guerra fria com o PMDB para conseguir deputados que saíram do PSB quando o partido se tornou oposição.
A única peça que parece sem muita importância, mas que ainda pode dar algum trabalho é a oposição que promete não entrar para a sessão jogando para a base a pressão de colocar 342 Deputados em plenário. Essa estratégia pode atrapalhar um pouco os planos do Governo para acabar com a cessão o mais rápido possível.
O resultado final promete não ser uma surpresa, tirando a possibilidade de uma catástrofe Michel Temer vai se livrar de mais uma denuncia e vai continuar aos trancos e barrancos até o fim, mas o que será interessante analisar será a quantidade de votos que ele irá conseguir e se ele vai conseguir fazer algo nesse ano que resta ou vai ser mais uma peça figurativa no cargo da presidência.
Esse é o desfecho de um jogo ganho, mas que conseguiu parar o país de novo para tratar de um assunto que só vai ser resolvido se for resolvido quando Temer sair da presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário