quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Retrospectiva política 2016



Com mais um ano se acabando nada melhor do que rever tudo que aconteceu de importante no mundo político no ano de 2016. Para o bem ou para o mal muitas coisas agitaram a política não só no Brasil como no mundo inteiro e devemos aprender muito com esses fatos, repetir e melhorar os acertos e corrigir os erros para que eles não ocorram de novo. Sem mais delongas vamos aos fatos:
Não podemos começar sem falar do impeachment, mas antes dele acontecer o STF valida rito do impeachment: Uma das primeiras medidas polêmicas do ano foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com o processo de impeachment de Dilma já em curso na Câmara dos Deputados, a Corte se juntou e validou a definição das regras do rito e pavimentou o caminho para a aprovação na Câmara em abril.
O cenário continuou muito conturbado e chegamos aos vazamentos telefônicos "Tchau, querida": Gerou polêmica, também, uma gravação telefônica divulgada entre Dilma e Lula, poucas horas depois do anúncio do ex-presidente na Casa Civil. No áudio, Dilma avisa que "Bessias" está indo entregar um "papel". A despedida de Lula gerou memes: "Tchau, querida".
Finalmente na votação do processo de impeachment quando as coisas pareciam se acalmar ocorre Baixaria na votação da Câmara: Por 367 votos, os deputados aprovaram o impeachment de Dilma, que foi ao Senado Federal. Mas o que marcou a votação do dia 17 de abril foi o nível das declarações dos parlamentares. A maioria justificou o voto pela família, por Deus, pelo povo, etc, e "ignorou" os reais motivos da denúncia contra a presidente. Teve até troca de cuspes: Jean Wyllys acertou o polêmico Jair Bolsonaro, que foi defendido pelo filho Eduardo.
Depois dessa votação o país ficou completamente sem rumo por algum tempo Três presidentes no mesmo dia: Parece até mentira, mas o Brasil chegou a ter três presidentes no mesmo dia. No dia 31 de agosto, Dilma amanheceu no cargo, mas foi deposta horas após. Temer assumiu, mas viajou à China e Rodrigo Maia, novo presidente da Câmara, herdou o cargo.
Mas já falamos muito do Brasil vamos citar um pouco o que ocorreu no mundo. Não tem como começar a falar do mundo sem citar o Surto de Zika Em janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enquadrou pela primeira vez o vírus Zika como emergência sanitária mundial. Os resultados dessa emergência foram sentidos com força em todo o mundo: estima-se que de 3 a 4 milhões de pessoas contraíram a infeção em 2016.
Outro importante acontecimento foi a Visita de Obama a Cuba O ano de 2016 também foi marcado por conquistas positivas: em março, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama viajou para Cuba, consolidando um novo momento na relação diplomática entre os países. Há 88 anos um líder americano não pisava na ilha, devido aos embargos econômicos e diplomáticos estabelecidos após a revolução comunista de 1959. Apesar das negociações ainda estarem em andamento, Cuba já obteve trocas econômicas e humanas com os EUA. O acordo liberou voos comerciais americanos para a ilha, flexibilizou o envio de remessas ao país e removeu barreiras para os negócios. A atitude de Obama selou a reaproximação, é verdade, mas, agora, o mundo observará se Trump manterá os compromissos assumidos.
Assinatura do Acordo de Paris Em abril, um número recorde de países, incluindo EUA e China, os maiores poluentes do mundo, assinaram um histórico acordo para desacelerar o aquecimento global. Ao todo, 175 países se comprometeram a adotar medidas para manter o aumento da temperatura abaixo dos 2ºC, meta proposta pelos especialistas. O acordo entrou em vigor no dia 4 de novembro para 95 países que já ratificaram o documento.
Vitória do Brexit Nem os britânicos e nem a União Europeia (UE) esquecerão 2016. Pela primeira vez na história da UE, um país decidiu deixar o bloco. Essa saída foi aprovada por 52% dos eleitores.  Horas depois do resultado e após se ver derrotado, o então primeiro-ministro David Cameron, anunciou sua renúncia. Agora, o Reino Unido deve criar restrições a imigrantes e exercer uma política econômica totalmente independente da UE. As negociações, no entanto, ainda estão em andamento e podem se arrastar por 18 meses.
Morte de Fidel Castro Aos 90 anos, o líder da Revolução Cubana de 1959, Fidel Castro, faleceu. Desde 2006 ele enfrentava diversos problemas de saúde e já não era mais presidente de Cuba. Sua morte, no entanto, não implicou em consequências imediatas, já que o futuro do país não está mais em suas mãos, mas sim de seu irmão Raúl Castro, que é o atual presidente de Cuba. Foi, no entanto, um momento histórico para a relação da ilha com o mundo.
Não podemos deixar de citar a Eleição de Donald Trump De longe o acontecimento mais comentado de 2016 foi a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos. O sucessor de Barack Obama contrariou todas as expectativas e superou sua rival democrata Hillary Clinton. Sua campanha foi marcada por polêmicas e, até o momento do resultado, o país estava dividido sobre quem seria o melhor nome para liderar uma das maiores potências do mundo.O 45º presidente americano toma posse no dia 20 de janeiro de 2017. Até lá, ficam as expectativas acerca de como, afinal, será o seu governo.
Esses foram alguns dos acontecimentos, mas e pra você caro leitor qual foi o acontecimento que mais marcou o ano de 2016 no mundo político?

Espero que 2017 seja um ano melhor para o Brasil e para todo o mundo não só na questão política, mas em todas as áreas. Feliz 2017 antecipado e um ótimo ano para você também leitor. Ano que vem virão mais textos e com certeza mais acontecimentos que impactarão a vida de todos nós que estejamos preparados para tudo o que acontecer e que possamos tirar o melhor de cada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário