segunda-feira, 13 de março de 2017

O fim do mundo está próximo?



Está previsto para o dia de hoje o envio dos inquéritos da delação premiada de mais de 78 executivos da empreiteira Odebrecht para o STF e podemos perceber que desde quando os depoimentos foram colhidos o clima em Brasília já não é mais o mesmo.
Mas o que esses inquéritos tem de tão aterrorizante já que os nossos políticos são tão honestos e vem fazendo um trabalho irrepreensível tanto politicamente como eticamente? Será que algum deles está envolvido nesses escândalos e deve temer um processo?
Bom se tratando de Brasil e se tratando dos nossos políticos já sabemos que não ficará pedra sobre pedra em Brasília e estas delações podem atingir também os políticos que já passaram por lá e até mesmo os que nem chegaram lá ainda.
Seria esse o fim do mundo? Será que finalmente vamos ver a grande maioria dos corruptos serem condenados e presos? Bom essa é uma esperança que devemos ter, mas claro com ressalvas.
O envio dos inquéritos para o STF não significa que a PGR pediu a abertura de processo contra todos os delatados e nem que o Ministro Edson Fachin irá acolher todos esses pedidos. Mas já da pra perceber o medo na fala de alguns políticos, o sumiço de outros da imprensa querendo ser esquecidos e até mesmo o drama de outros que já sabem que serão delatados.
Isso é um grande passo contra todo esse esquema que ocorreu no país e possivelmente fará políticos e empresas pensarem duas vezes antes de se envolverem novamente em escândalos de corrupção. Mas para que isso ocorra é necessário um judiciário eficiente, que não tenha dó de ninguém por ser amigo ou conhecido do juiz e julgue de maneira coerente sem importar quem está julgando.
O fim do mundo está próximo? Quem sabe o da corrupção e da má política esteja e quem sabe esse seja o começo de um novo Brasil e um novo mundo para os brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário