quinta-feira, 4 de outubro de 2018
O Grande Derrotado dessa Eleição
É cedo ainda para analisar os números dessa eleição, até porque tudo que nós temos hoje são pesquisas que tentam retratar o cenário atual, mas não conseguem sair do campo das hipóteses. Contudo mesmo no mundo hipotético das pesquisas dá para perceber que já existe um grande derrotado antes mesmo das pessoas irem as urnas e esse derrotado é a velha política.
Campanhas milionárias, muito tempo na propaganda eleitoral, palanque e apoiadores políticos em todos os lugares onde existem mais eleitores... Esses fatores já definiram várias eleições não só no Brasil, mas em vários lugares do mundo. Porém parece que essa realidade está mudando.
Claro que alguns velhos figurões da política vão continuar andando pelos corredores do Congresso Nacional, mas até mesmo eles sentiram que a forma de fazer política mudou. Prova disso é o fiasco da candidatura a presidência de Geraldo Alckmin, ele seguiu todas as regras da velha política, fez alianças, gastou rios de dinheiro na campanha, teve o maior tempo de TV e palanque em lugares que ele ainda nem visitou e sua campanha não decolou como o esperado, pelo contrário ele está estagnado com algo próximo de 9%.
Os grandes partidos vão ter que se adaptar a nova forma de fazer política, o brasileiro está mais ligado nas coisas que estão acontecendo, estão procurando informações em outros meios de comunicação para além da mídia tradicional, estão discutindo política nas escolas, nos bares, em reuniões de família.
Não dá mais para ser eleito com os mesmos truques de sempre, a democracia brasileira está caminhando "mesmo que a lentos passos" para frente, apesar do que alguns dizem de ruptura democrática, golpe... É perceptível que o brasileiro está entendendo a importância de sua participação na política e com certeza isso trará bons frutos para o Brasil.
Para os velhos políticos, sinto muito ou vão se adaptar ou vão ser esquecidos e reduzidos a nada e para as pessoas que provocaram essa mudança, continuem assim, interajam cada vez mais com a política, participem, deem ideias, o Brasil só tem a ganhar com a participação ativa da sua população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário