quinta-feira, 4 de outubro de 2018
O Grande Derrotado dessa Eleição
É cedo ainda para analisar os números dessa eleição, até porque tudo que nós temos hoje são pesquisas que tentam retratar o cenário atual, mas não conseguem sair do campo das hipóteses. Contudo mesmo no mundo hipotético das pesquisas dá para perceber que já existe um grande derrotado antes mesmo das pessoas irem as urnas e esse derrotado é a velha política.
Campanhas milionárias, muito tempo na propaganda eleitoral, palanque e apoiadores políticos em todos os lugares onde existem mais eleitores... Esses fatores já definiram várias eleições não só no Brasil, mas em vários lugares do mundo. Porém parece que essa realidade está mudando.
Claro que alguns velhos figurões da política vão continuar andando pelos corredores do Congresso Nacional, mas até mesmo eles sentiram que a forma de fazer política mudou. Prova disso é o fiasco da candidatura a presidência de Geraldo Alckmin, ele seguiu todas as regras da velha política, fez alianças, gastou rios de dinheiro na campanha, teve o maior tempo de TV e palanque em lugares que ele ainda nem visitou e sua campanha não decolou como o esperado, pelo contrário ele está estagnado com algo próximo de 9%.
Os grandes partidos vão ter que se adaptar a nova forma de fazer política, o brasileiro está mais ligado nas coisas que estão acontecendo, estão procurando informações em outros meios de comunicação para além da mídia tradicional, estão discutindo política nas escolas, nos bares, em reuniões de família.
Não dá mais para ser eleito com os mesmos truques de sempre, a democracia brasileira está caminhando "mesmo que a lentos passos" para frente, apesar do que alguns dizem de ruptura democrática, golpe... É perceptível que o brasileiro está entendendo a importância de sua participação na política e com certeza isso trará bons frutos para o Brasil.
Para os velhos políticos, sinto muito ou vão se adaptar ou vão ser esquecidos e reduzidos a nada e para as pessoas que provocaram essa mudança, continuem assim, interajam cada vez mais com a política, participem, deem ideias, o Brasil só tem a ganhar com a participação ativa da sua população.
terça-feira, 2 de outubro de 2018
VOTE!!
O Brasil tem um alto índice de abstenção quando se trata de eleições pelos mais variados motivos: desinteresse, não se sentir representado por nenhum dos candidatos que estão concorrendo ou até mesmo por "esquecimento" sendo que esse último é inaceitável pelo tanto que vem se falando das eleições em todos os lugares e pelo fato de que no mínimo uma vez todo mundo viu a propaganda política,carreatas, comícios e sabem que está acontecendo algo diferente "eleição". Mas esse texto não é pra tratar sobre os motivos de porque não votar, mas sim pelos motivos de porque devemos nos esforçar ao máximo para votar principalmente nessa eleição.
Se fomos levar em conta os dados da última eleição presidencial o índice de abstenção foi de 19,4% com essa porcentagem poderíamos encerrar a eleição no primeiro turno, mudar os candidatos que foram para o segundo turno e mudar a realidade que estamos vivendo hoje. Exite a previsão de que esse índice se mantenha na eleição desse ano e isso é extremamente preocupante.
Nós vivemos num país onde mais de 12 milhões de pessoas estão desempregadas, com crise ética e moral gritante, problemas econômicos, de saúde, educação, segurança pública e praticamente 20% da população que pode votar vai abrir mão do direito de opinar e de escolher o que acha melhor para o Brasil. Tem algo errado aí não acha?
Afinal todos nós pagamos pelas escolhas mal feitas e desfrutamos das escolhas acertadas, porque será que tanta gente prefere fazer várias outras coisas ao invés de participar como cidadão do processo mais importante do país? É engraçado pensar que todos nós querermos os direitos que a constituição nos garante como cidadãos brasileiros, mas na hora de votar esquecemos que fazemos parte do país e simplesmente viramos as costas para a eleição e nos recusamos a participar.
Essa é uma das eleições mais importantes do país, o próximo Presidente terá a função junto com o Congresso Nacional de tirar o Brasil de todas essas crises citadas acima e fazer com que o país volte a crescer e dar uma vida digna para a sua população.
Nesse momento pouco importa a sua preferencia política, se o que você acha melhor para o Brasil coincide com o que eu acho ou não, mas importa que você vote e participe dessa escolha, que você se posicione. Não votar não é uma forma de protesto, não votar não vai invalidar as eleições. Não votar é ser omisso, covarde, não assumir a responsabilidade por suas escolhas (e normalmente essas são as primeiras pessoas a reclamar que algo deu errado depois da eleição).
Você tem um papel essencial nesse processo eleitoral, caso você já esteja disposto a votar, convença alguém que está pensando em não votar a votar é o seu papel de cidadão para com o Brasil. no dia 07/10/2018 vote! Não importa se você vota por uma ideologia, um pensamento ou até por brincadeira mesmo, mas VOTE!!
Assinar:
Postagens (Atom)