quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Um país que precisa de reformas



Hoje resolvi falar sobre reformas, não sei se pelo fato da minha casa viver em reforma, ou de estar se falando da reforma da previdência em todos os lugares, mas vamos tentar abordar outro ponto de vista. Será que fazendo apenas a reforma da previdência iremos resolver todos os problemas do Brasil ou nós precisaremos passar por diversas reformas?
Bom para responder essa pergunta é necessário primeiramente olhar para o Brasil como um todo, quais são os nossos maiores problemas, em quais áreas nós recebemos os piores serviços? Se fomos parar pra responder essas perguntas vamos identificar milhares de reformas que seriam necessárias, mas para o testo não ficar muito grande vamos nos ater à 3 reformas.
A primeira delas é a Reforma Tributária: Nosso país tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo em contra partida os serviços que são devolvidos quase sempre são de péssima qualidade. Os tributos no Brasil são tão complicados que precisamos de passar parte do ano pensando em quais devemos pagar, além de sufocarem o empreendedor que acaba desistindo de investir e criar empregos no Brasil pela complicação e os gastos elevados que acarreta investir no país. Precisamos urgentemente de uma simplificação tributária, além disso precisamos estar atentos às regalias que o poer público tem, afinal somos nós quem pagamos essas regalias.
A segunda é a Reforma Econômica: O Brasil hoje está ultrapassado industrialmente e até mesmo nas commodities que era o ponto forte do país estamos tendo algumas dificuldades. É preciso abrir o país para o capital e a tecnologia que vem de fora, para podermos voltar a crescer economicamente. Não estamos falando de vender o país, mas sim de deixar as empresas e industrias de fora virem para o Brasil e agregarem tecnologia, desenvolvimento e empregos para o país. Parar de criar tantas dificuldades para o estrangeiro e de tratá-lo como um lobo mal, afinal não estamos precisando de um gringo para nos roubar o próprio brasileiro está fazendo isso com maestria.
A terceira é a Reforma Orçamentária: Já passou da hora de rever alguns gastos públicos desnecessários e inefetivos que consomem boa parte do orçamento do país. O brasil teve uma ótima chance pra organizar os seus gastos e investir em áreas de extrema importância para o país enquanto surfou na onda da economia chinesa, mas desperdiçou essa oportunidade gerando ainda mais gastos para um orçamento que já estava em crise e deixando o país numa situação ainda mais difícil. Dívidas e dinheiro mal investidos são a chave para o fracasso de um país, se o Brasil não reorganizar seu orçamento logo estaremos em um estado de calamidade onde todas as áreas vão estar deficitárias por falta de investimento e o país vai estar afundado em dívidas e não poderá investir em nenhumas das áreas sucateadas, como já se encontram alguns estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Vendo essas reformas entendemos que a reforma de previdência é apenas um começo e que muita coisa precisa mudar no país para que possamos finalmente seguir no rumo certo, voltar a crescer e a ser competitivos em escala global. Mas finalmente demos o primeiro passo.